O mestre Masafumi Sakanashi é figura notória entre o meio Aikidoísta, sendo convidado para diversos seminários em países como Estados Unidos, Brasil, Venezuela, Bolívia, etc.
O Shihan Masafumi Sakanashi nasceu no Japão em 1954. O seu pai foi praticante do Kendô (esgrima japonesa) e seu irmão mais velho treinava Judo. A sua família emigrou para a Argentina, onde Masafumi praticou Judo e Karaté desde os oito anos de idade.
De 1973 a 1977 dedicou-se à prática da Quiropraxia, na Escola de Especialização em Quiropraxia de Tóquio. Durante esse tempo, praticou Karate como discípulo do Sensei Masoyama.
Na busca por uma arte marcial menos violenta, praticou Tai Chi Chuan e iniciou-se no Aikido. O seu primeiro instrutor foi o Sensei Kuwamori, discípulo do Sensei Morihei Ueshiba. O seu segundo e definitivo mestre foi o Sensei Yamaguchi (famoso mestre e aluno direto do fundador do Aikido Morihei Ueshiba), do Dojô Hombu, com quem obteve o grau de 3º Dan.
Hoje ele detém o grau de 6º Dan e é um dos mestres mais requisitados para seminários na América Latina.
Masafumi Sakanashi Shihan foi nosso convidado para dois seminários em Manaus, o primeiro em fevereiro de 2010 e o segundo em Maio de 2011.