Nos dias 9 e 10 de Julho de 2011, tive a oportunidade de participar em Cambridge na Inglaterra, de um seminário de Aikido com Terry Ezra Shihan. Foi a proimeira vez que treinei com o mestre Ezra.
Minha maior dificuldade foi conseguir hotel na cidade pois há mais de 3 semanas estava tudo cheio e o último quarto que eu havia reservado na cidade eu o perdi depois de me dizerem que o hotel estava em overbooking.
Como não consegui hotel em Cambridge, fiquei em uma cidade próxima, porém me arrependi pois descobri que a mesma não tinha onibus para Cambridge nos fins de semana. Eu ia pegar um taxi e gastar uma grana , mas o Jeremy que é um senhor de 51 anos e quarto Dan de Aikido(figuraça) insistiu demais em me levar e cabei indo com ele, embora eu relamente tenha insistido em pegar o taxi, o Jeremy não deixou.
O seminário foi interessante e confuso para mim(soma-se a isso a barreira do meu pobre inglês). Como eu era o único de fora e aluno do Bull Shihan, acho que acabei chamando atenção por isso. Boa parte do seminário treinei com o Jeremy que ia me corrigindo na visão deles. Teve um fato engraçado que foi que Jeremy pedia para eu socar nele com força e eu fazia isso claro relativamente. Quando eu percebia que ele não ia sair eu parava a mão perto do nariz dele. O Jeremy é bem baixinho, acho que uns 1.55m e ele começava a pular jogando o nariz contra a minha mão. Parecia que ele tava tentando bicar ela.
Tecnicamente o seminário foi interessante. Ezra Shihan consegue derrubar os Ukes com extrema facilidade. Ele me chamou atenção em vários pontos que penso que podi aproveitar alguns deles para o meu aprendizado. Bom, em resumo foi isso.
Sobre a cidade de Cambridge, achei o pessoal da cidade menos acostumado com estrangeiros. Como meu inglês não é la essas coisas, nem sempre eu entendo de primeira o que as pessoas falam e em Cambridge isso pareceu incomodá-los mais que em Londres. A cidade é quase que totalmente voltada aos estudantes com belas universidades, apesar de ter seu charme, fiquei feliz de voltar a Londres.
Joacir Marques
Por enquanto somente as fotos: