Por quê ser Sensei de AIKIDO?

Até hoje  amigos, conhecidos e familiares, me perguntam curiosos devido ao meu envolvimento no AIKIDO, por que eu faço isso e qual o retorno que eu tenho. O retorno que as pessoas me perguntam é por certo financeiro e eu digo que até o momento não tenho retorno nenhum. Ao contrário, na balança financeira do meu envolvimento com o AIKIDO, tenho gasto bem mais do que recebido. Mas por que as pessoas viajam para um local bonito ou por que investem tanto nas suas casas deixando-as o mais confortável possível? Com certeza é apenas para se sentir bem. É algo que gostam de fazer e que lhes traz de alguma forma prazer. Para mim, o mesmo acontece no AIKIDO. O que ganho não pode ser medido financeiramente, mas tem me ajudado a melhorar meu caráter, minha saúde e me testado como líder. Eu gostaria mesmo era de ter meu sensei por perto e ser aluno, mas estou em uma situação, que por hora ser intrutor é o melhor caminho para mim e de longe recebo os ensinamento do meu sensei, o shihan Wagner Bull, bem de como vários outros intrutores mais experientes que eu, que nos visitam em Manaus ou quando posso encontrá-los em outras cidades. Ter alunos significa no aspecto financeiro, ter ajuda para andar no caminho (DO) que o AIKIDO nos propõe. Mas o maior prazer que um instrutor como eu tem, é ver seu aluno dar um retorno positivo que o AIKIDO tem ajudado positivamente no seu caráter. Quando você pensa que pode estar contribuindo para melhorar o caráter das pessoas e inclusive o nosso prórpio , esse é outro retorno muito gratificante. No entanto, não quero comigo aquele aluno que está la pra aprender a bater nas pessoas e machucá-las. Ou quando em uma discussão no trânsito por exemplo, se impor pela força mesmo quando errado. AIKIDO é um caminho que busca sempre de um conflito ter um resultado positivo de preferência para ambos, mas nunca para impor sua vontade, principalmente quando você mesmo sabe que sua vontade é errada. Esse tipo de cidadão prejudica a sociedade. Todos nós temos defeitos, mas precisamos ter consciência deles e pelo menos querer melhorar. O AIKIDO é uma ferramenta fantástica para isso e podemos e devemos usá-la para esse fim. Nosso treino visa a marcialidade mas não a violência, ao contrário, devemos ser capazes de combatê-la.

Um Abraço,

Joacir Marques

Anúncios

3 Comentários

  • Por isso o meu respeito e minha admiração!

  • Cesar Augusto Casagrande

    Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que pede sacrifício incrível, tarefa que exige abnegação, tarefa que é feita com o coração, nos dias cansados nas noites de angústia, nas horas de fardo. de tamanha luta, chega até a questionar será Deus que vale a pena ensinar?
    Mas bem lá dentro responde uma voz, a que nos entende e fala por nós, a voz da alma, a voz do eu; vale sim coragem!
    Você ensinando aprende também, você ensinando faz bem a alguém, e vai semeando nos alunos seus, um pouco de PAZ e um tanto de DEUS.
    Muito obrigado por tudo, Sensei Joacir Marques.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s