Nada é tão contagioso como o exemplo – Relato de um faixa roxa de Manaus

Eu comecei a praticar o Aikido apenas com o objetivo de fazer uma atividade física relacionada a algo que eu gostava de fazer, artes marciais. No entanto, quando comecei a praticar, me deparei com um verdadeiro método de educação para a vida com a inserção de um vasto grupo de técnicas de arte marcial que não discrimina seus participantes, fazendo com que qualquer pessoa possa praticar.
No dia a dia do Aikido, a prática marcial nós leva a desenvolver questões como postura, distância, equilíbrio, visão e trabalha a comunicação corporal, aspectos esses que nos remetem a situações que encontramos diariamente em conflitos pessoais e profissionais.

O Aikido me possibilitou um aprimoramento físico e de saúde, aprimoramento social (pessoal e profissional) e no estilo de vida.

O fato de não termos competições no Aikido, nós faz ter uma visão diferente do nosso parceiro de treino. Isso nos remete a um aprendizado social com a idéia de vê-lo como uma contribuição para nossa progressão e não um obstáculo a ser superado. Passamos a ter vontade de resolver qualquer problema de forma harmoniosa dentro do Dojo, passamos a reconsiderar nossa relação com os outros, favorecendo uma atitude mais pacífica e menos conflituosa que é possível levá-la para nosso ambiente de trabalho e para nossa vida pessoal.
O Aikido é a arte marcial da não violência, e da não-resistência, portanto o que posso tirar de melhor dessa prática física é, além da melhoria da minha saúde, também um bom desenvolvimento mental, pessoal e profissional.

Claudio Lemos de Aguiar

PS.: Cláudio Lemos possui atualmente o grau de 4º Kyu e treina regularmente no Yama Dojo Fucapi com o Sensei Renato Lessa e aos sábados no Yama Dojo – Fort. Ocasionalmente, o Aikidoísta também lidera o treino na Fucapi na ausência do Sensei Renato.

 

Post Original da Fucapi:

 

Anúncios

2 Comentários

  • Renato Lessa

    Achei excelente este relato. O Claudio é um dos meus alunos mais dedicados e vem progredindo muito bem dentro e fora do tatame. Parabéns Claudinho, esse amadurecimento nada mais é do que o fruto da sua dedicação e contribuição para o aikido da FUCAPI. Um forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s