Instrutores Convidados

O Yama Dojo – Brazil Aikikai acredita que a troca de experiência com mestres de Aikido ajuda no desenvolvimento de um dojo. Nosso grupo sob a supervisão do Shihan Wagner Bull, convida todos os anos diversos instrutores para correções técnicas e realização de exames de faixas. Graças a estes intrutores, o Yama Dojo segue evoluindo e evitando erros que poderiam atrasar o desenvolvimento do Aikido em Manaus. Já foram realizados mais de 20 eventos de Aikido com mestres famosos de todo o Brasil e América Latina, em especial nosso Shihan Wagner Bull.

Shihan Wagner Bull 6° Dan – Shihan

Engenheiro Civil, pós graduado em Administraçao de Empresas, escritor, e fundador do Instituto Takemussu, começou a praticar o Aikido em 1969 com o mestre Jorge Van Zuit. Atualmente é 6 Dan Aikikai e Diretor Técnico da Confederaçao Brasileira de Aikido -Brazil Aikikai. Formou centenas de faixas pretas de nivel internacional.
Foi introduzido no Takemussu Aiki pelo monge xintoista “Massanao Ueno” e aprendeu o Aikido Moderno com Yoshimitsu Yamada , presidente da Confederaçao Norte Americana de Aikido de 1989 a 2005. E autor de oito livros sobre Aikido e traduziu as principais obras sobre a arte existentes para o portugues escritas pelo Fundador, por seu filho e sucessor e pelo neto o terceiro lider mundial do Aikido.


R. Nobuhiko Maruyama 6° Dan

Visitou o nosso Dojo na ocasião do II Seminário de Aikido Yama Dojo – Brazil Aikikai e primeiro Módulo de Curso Security Brazil Aikikai

Shihan Masafumi Sakanashi 6° Dan

O mestre Masafumi Sakanashi é figura notória entre o meio Aikidoísta, sendo convidado para diversos seminários em países como Estados Unidos, Brasil, Venezuela, Bolívia, etc.

O Shihan Masafumi Sakanashi nasceu no Japão em 1954. O seu pai foi praticante do Kendô (esgrima japonesa) e seu irmão mais velho treinava Judo. A sua família emigrou para a Argentina, onde Masafumi praticou Judo e Karaté desde os oito anos de idade.

De 1973 a 1977 dedicou-se à prática da Quiropraxia, na Escola de Especialização em Quiropraxia de Tóquio. Durante esse tempo, praticou Karate como discípulo do Sensei Masoyama.
Na busca por uma arte marcial menos violenta, praticou Tai Chi Chuan e iniciou-se no Aikido. O seu primeiro instrutor foi o Sensei Kuwamori, discípulo do Sensei Morihei Ueshiba. O seu segundo e definitivo mestre foi o Sensei Yamaguchi (famoso mestre e aluno direto do fundador do Aikido Morihei Ueshiba), do Dojô Hombu, com quem obteve o grau de 3º Dan.

Hoje ele detém o grau de 6º Dan e é um dos mestres mais requisitados para seminários na América Latina.

Nosso grupo, o Yama Dojo – Brazil Aikikai, teve a honra de poder convidá-lo a Manaus através do Diretor Técnico do Brazil Aikikai, o mestre brasileiro Wagner Bull, 6º Dan de AIkido e primeiro Shihan nascido na América Latina e amigo pessoal do sr. Sakanashi.

Masafumi Sakanashi Shihan aceitou nosso convite e estará em Manaus nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro nos prestigiando com um dos mais alto níveis de Aikido do mundo.

Shidoin Alexandre Bull 4° Dan

Alexandre Sallum Bull, é medico formado pela USP, pratica Aikido deste os 3 anos de idade. Foi uchi Deshi (aluno interno) no New York Aikikai e no Aikikai Hombu Dojo em Tokyo. Treinou com mais de 30 alunos diretos do Fundador em seminarios e cursos. Foi o primeiro aluno do Instituto Takemussu. Atualmente possui o 4 Dan em Aikido e tem o título de shidoin (professor), em Takemussu Aiki. E filho do Shihan Wagner Bull e supervisiona o treino dos iniciantes no Instituto Takemussu. Tambem tem seu próprio Dojo no Centro Academico da Faculdade de Medicina Pinheiros onde se formou proximo ao Metro Clínicas.



Shidoin Márcio Satio Miura 4° Dan

Massoterapeuta e Acupunturista, começou a treinar Aikido em 1988, aos 12 anos de idade com o Sensei Wagner Bull, no famoso dojo da Rua Jusarra onde o Instituto Takemussu iniciou. É o segundo aluno mais antigo do Instituto Takemussu na ativa, tendo acompanhando de perto o desenvolvimento da organizaçao e participado de todos os acontecimentos e demonstrataçoes notáveis desde sua fundaçao salvo quando foi morar no Japao no começo de 2000. E uma das pessoas mais proximas do Sensei Wagner Bull e considerado como se fosse de sua família. Esteve presente e ajudou a organizar todos os seminarios com os mestres internacionais nos seminarios promovidos pelo Instituto Takemussu no Brasil, tendo estagiado no New York Aikikai durante um mes como uchideshi. Viveu durante 6 anos no Japao a trabalho, ocasiao em que teve oportunidade de treinar regularmente em dojo no interior ligado a Shoji Nishio Sensei ,discipulo direto do Fundador , tendo feito seminarios diretamente com este, bem como fez treinos com Hiroshi Kato Sensei, 8 Dan por apresentaçao do prof. Wagner Bull. Na época também frequentou o Aikikai Hombu Dojo. em Tókyo. Fala fluentemente o Japones. Atualmente é 4° dan, de Aikido ( Takemussu Aiki) recebido diretamente do Sensei Wagner Bull. Ensina regularmente no Instituto Takemussu sendo responsável pela coordenaçao dos professores e pelos assuntos internos do Dojo Central. ? Shidoin Dai, acumulando o cargo de secretario da Confederaçao Brasileira de Aikido o BRAZIL AIKIKAI.

Shidoin Ney Tamotsu Kubo

Instrutor sênior, graduado faixa-preta 4° grau (Yondan) . Nascido em 03 de março de 1971 na cidade de Itapeva, interior do Estado de São Paulo, mudando-se para a cidade de Santos em 1990. Iniciou-se na prática de AIKIDO em maio de 1991 no Tem Shin Dojo de Santos sob a orientação instrutor do Instituto Takemussu Nelson Wagner dos Santos, permanecendo assim até outubro de 1996. A partir desta, passou a treinar sob a supervisão direta do Sensei Wagner José Bull (6° dan Shihan Aikikai) – presidente de Instituto Takemussu/Brazil Aikikai. Mantém-se constantemente atualizado quanto às técnicas do AIKIDO freqüentando regularmente as aulas ministradas pelo Sensei Wagner no Dojo Central do Instituto, em São Paulo, além de participar de seminários e aulas para instrutores

 Visitou Manaus em Junho de 2007

                                      

                                                        


Shidoin Constantino Dellis

Empresário do ramo de produtos para Construçao Civil, é graduado em Educaçao Fisica. Treina aikido como Takemussu Aiki no Instituto Takemussu desde 1992 sempre como aluno de Sensei Wagner Bull. Participou de vários seminários com grandes nomes internacionais do aikido. É Yondan e shidoin formado pelo Instituto Takemussu e um das pessoas mais próximas do Sensei Wagner Bull e faz parte do Conselho da entidade. Sensei Costa é uma das pessoas que mais tem buscado trabalhar a parte de “kokyu” no Instituto. Um apaixonado pelo Aikido que não hesita em investir nesta paixão. Ele formou um excelente sandan, o Pelegrine que tem uma técnica impecável e é um dos mais técnicos sandan no padrão da escola : “Instituto Takemussu”.

Fukushidoin Rafael Silva

Iniciou sua prática de Aikido em 1995 no dojo central do Instituto Takemussu sob a orientação direta do sensei Wagner Bull, a qual é ligado até hoje. Sandan  e Fukushidoin pelo Instituto Takemussu, ministra aulas no dojo central  como parte de corpo docente em São Paulo .

Participou em vários seminários com mestres internacionais incluindo o atual Doshu Moriteru.

Fukushidoin Eduardo Pelegrine

Iniciou os treinos em 1995, focado no Takemussu Aiki no grupo de treinamento iniciado por Constantino Delis , sob supervisao geral do prof. Wagner Bull. É sandan e fukushidoin formado pelo Instituto Takemussu. Principal assistente do atual Sensei e shidoin , Constantino Dellis no Kokoro Dojo.

Fukushidoin Mauro Salgueiro 3º Dan

Mauro Salgueiro é filiado ao Instituto Takemussu desde 1994, iniciou no Aikido com o Sensei Luis Cláudio no Hikari Dojo e inaugurou o Yamato Dojo em 30 de novembro de 1999, incumbido de divulgar o Aikido em Copacabana, com a autorização do Sensei Wagner Bull, fundador do Instituto Takemussu e presidente da Confederação Brasileira de Aikido. Hoje é o instrutor com maior número de alunos no Rio de Janeiro filiados à Federação de Aikido do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Aikido.
Possui hoje o título de sandan ( faixa preta 3º grau) reconhecido pelo Hombu Dojo, exame feito por Wagner Bull Sensei(presidente do Instituto Takemussu e do Brasil Aikikai e da Confederação Brasileira de Aikido) em abril de 2006.
O instrutor segue os moldes do Instituto Takemussu que pratica o Aikido tradicional (Takemussu Aiki), sendo a maior organização do Brasil em matéria de Aikido.
Participou de vários seminários internacionais (Yamada Sensei, Sugano Sensei, Wagner Bull Sensei, Sakanashi Sensei, Peter Bernarth, Donavan Waite, Eduardo Luis-Portugal, Luís Fernando – Colômbia, John Stevens, Sugawara Sensei, Osawa Sensei, Kato Sensei, Doshu Moriteru Ueshiba – neto do fundador – onde levou 39 alunos para abrilhantar o evento, etc.) e também nacionais, com os maiores nomes do Aikido nacional.
Serviu como cicerone e segurança dos Mestres internacionais no Rio (na época de suas visitas) para Donavan Waite e Peter Bernarth, Kato Sensei e John Stevens Sensei.
Acredita no aikido como desenvolvimento do ser humano, através da harmonia e de energia (Aiki), ligando a parte espiritual da coisa, sem perder a parte vigorosa do Aikido como defesa pessoal. Mauro Salgueiro já atuou em seguranças de empresários, políticos, Delegados de Polícia e possui bom conhecimento em segurança particular (VIP), bem como desarme de pessoas armadas e imobilizações, que desenvolveu nesses anos de prática do aikido.

Osmar Batista Cunha 3º Dan

Fernando Sanchez

Publicitário, Editor do Jornal Liderança e Cia (www.liderancaecia.com.br). Iniciou-se nas artes marciais aos 6 anos de idade, tendo graduaçao em várias delas anteriomente praticadas ao Aikido. Atualmente é faixa preta 2 Dan de Aikido . Treina desde 97 como aluno do prof. Wagner Bull, sendo o introdutor do Takemussu AIki em Sao José dos Campos , SP. Instrutor de Takemussu Policial, realizou um curso para 200 Guardas Municipais na cidade, dentre outros.

Fernando Coutinho

Administrador de empresas, com pós graduaçao em Gerencia Estratégica. Iniciou no Aikido em 1996, no grupo de treinamente do Instituto Takemussu entao existente . Em 1999 assumiu a diraçao do grupo e passou a receber instruçoes e orientaçoes em Takemussu Aiki sendo supervisionado e assessorado pelo Sensei Wagner Bull, de quem recebeu a faixa preta 1 grau, Shodan , sua atual graduaçao.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s